[:pb]

O Simpósio Mineiro de Educação Química, SMEQ, é um evento bianual que ocorre segundo um esquema de rodízio entre as Instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais. As edições I, II, III e IV ocorreram na UFV, UFLA, UFJF e UFU, respectivamente, nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017. Um vídeo contendo imagens desses eventos foi elaborado e disponibilizado no Youtube. O V SMEQ ocorrerá na UFSJ conforme deliberação da Assembleia Geral de encerramento do III SMEQ e confirmação feita na conclusão dos trabalhos do IV SMEQ. As datas de sua realização são 15 a 18 de agosto de 2019.

O objetivo do SMEQ é reunir a comunidade acadêmica e da educação básica para discutir caminhos e tendências da Educação Química no estado de Minas. Para a quinta edição, escolhemos o tema “Culturas, Discursos e Humanizações na Educação Química”, prevendo a realização de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, sessões de apresentação oral de trabalhos e pôsteres, programação cultural e festiva, rodas de conversa e bares temáticos.

Para estimular a participação de professores da educação básica ocorrerá, paralelamente, o QUIEncontro, evento originalmente proposto e desenvolvido pelo grupo de Educação em Química da Faculdade de Educação da UFJF, o qual busca valorizar o professor da educação básica, suas ações, reflexões e anseios por meio de conversas sobre o ensino de química; propõe o compartilhamento de processos de ensinar e aprender por professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as e a troca de experiências.

No V SMEQ pretendemos ampliar também a participação de pós-graduandos e de programas de pós-graduação de instituições mineiras. Para isso, vamos realizar uma mesa-redonda para discutir e analisar o papel e impacto da pós-graduação na Educação Química em Minas Gerais e na sessão “Novos talentos” jovens pesquisadores irão apresentar suas pesquisas para a comunidade.

Considerando o número de participantes nas versões anteriores, esperamos receber pessoas de diferentes regiões do estado de Minas Gerais, do país e além, uma vez que também queremos internacionalizar o evento. Desde já agradecemos a todos/as e cordialmente damos as nossas boas vindas!

[:en]Under construction[:]