ACESSE SEU CERTIFICADO NOS LINKS ABAIXO. Para imprimir somente o seu certificado basta marcar a página e imprimir. Para salvá-lo, marque a página e imprima em PDF. Qualquer problema em seu certificado, por favor, comunique no e-mail quiencontro@ufsj.edu.br.

CERTIFICADOS DE PARTIPAÇÃO:

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com a letra A

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras B e C

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras D, E e F

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras G e H

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras I e J

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras K e L

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras M e N

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras P e R

CERTIFICADOS QUIENCONTRO nomes iniciando com as letras S a W

CERTIFICADOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS RODAS DE CONVERSA:

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 1

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 2

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 3

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 4

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 5

CERTIFICADOS DA RODA DE CONVERSA 6

O QuiEncontro é um evento originalmente proposto e desenvolvido pelo grupo de Educação em Química da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. A quarta edição ocorrerá na UFSJ, em São João del-Rei, no dia 17 de agosto de 2019, concomitante à realização do V Simpósio Mineiro de Educação Química/VSMEQ, o qual ocorrerá no período de 15 a 18 de agosto.

O evento tem por objetivo valorizar o professor da educação básica, suas ações, reflexões, angústias e anseios por meio de conversas sobre o ensino de química. Propõe o compartilhamento de experiências em uma relação horizontal entre formadores/as, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as.

O QuiEncontro é um evento voltado para professores da educação básica. Para se inscrever no evento, basta enviar um e-mail para quiencontro@ufsj.edu.br e informar o nome, a escola onde trabalha e indicar até dois minicursos e/ou oficinas de interesse. O evento é gratuito, não tem taxa de inscrição. Pedimos somente uma contribuição de 10 reais para o nosso “Café com Sarau”, a qual deverá ser depositada em favor de FAUF/Fundação de Apoio à UFSJ, CNPJ: 05.418.239/0001-08, Banco do Brasil, Ag: 0162-7, Conta Corrente: 79635-2.

As atividades do QuiEncontro ocorrerão no campus Dom Bosco da UFSJ, situado à Praça Dom Helvécio, 74, no Bairro Fábricas, em São João Del Rei, MG. Durante sua realização, o Restaurante Universitário do campus Dom Bosco estará funcionando exclusivamente para os participantes do V Simpósio Mineiro de Educação Química  e do QuiEncontro, para almoço e jantar, com o preço de R$9,30 reais por refeição. Os tickets de refeição podem ser adquiridos no próprio restaurante. Confira a seguir a Programação do QuiEncontro.

PROGRAMAÇÃO

8-10h: Minicursos e Oficinas

Local: Pavilhão de Aulas (PVA) e laboratório de informática (LabInf) do campus Dom Bosco.

Abordagem de questões sociotécnicas ou tecnocientificas por meio de sequências didáticas fundamentadas na abordagem CTS – Profa. Me. Clarissa Rodrigues/UFOP (PVA, salas 1.18 e 1.19).

Novas Tecnologias para o Ensino e Aprendizado da Química – Profa. Me. Stephany Petronilho Heidelmann/IFRJ. (LabInf, sala 2.48B, em cima do Teatro do prédio central do campus Dom Bosco).

Avaliação Escolar: Quais finalidades? Quais habilidades? – Profa. Dra. Andréia Francisco Afonso/UFJF,  Me. Isabela Vieira da Silva/UFJF e Me. Vinícius da Silva Carvalho/UFJF (PVA, sala 1.02).

10h: Solenidade de abertura e atividade musical.

Local: Teatro situado no prédio central do campus Dom Bosco.

10h30: Palestra “Afetividade na sala de aula: a influência das emoções no ensino de Química”, Dr. Robson Macedo Novais (UFABC).

Local: Teatro situado no prédio central do campus Dom Bosco.

 

13-15h: Rodas de Conversa do QuiEncontro.

Local: Salas do segunda andar do prédio central do campus Dom Bosco.

13-14h: RODA DE CONVERSA 1 (Sala 2.42)

Dinâmicas nas aulas de Química: Uma proposta de atividade na Escola Estadual Duque de Caxias. Graciane Cristina de Brito, Amanda Gomes de Almeida, Ana Carolina Araújo da Silva, Daniel Pilon, Gisele Lima Reis, Ingrid Maria Vidal Dinelli, Monique Ovídio Mendes, Rafaela Teixeira Brasiliano, Raphaela Cristina Cancela e Raylla Santos Oliveira.

Compreendendo a tabela periódica: Uma atividade interativa na Escola Estadual Professor José Freire. Laura Maria Santos Ferreira, Gabriel Eduardo Costa Pereira e Milena Luciana Oliveira França.

Soletrando o Br-As-I-L e a Am-Er-I-Ca do S-U-L com a Tabela Periódica. Raquel Helena Alves Campos.

13-15h: RODA DE CONVERSA 2 (Sala 2.41).

O reforço escolar nas disciplinas de química e ciências. Roseli M.J. Soares e Renata R.R. Mattos.

Buscando a inclusão na aprendizagem de Química por meio da monitoria. Camila Oliveira Delfino e Andréia Francisco Afonso

Momento Científico: uma proposta para a contextualização do ensino de Química. Wbiratan Cesar Macedo de Oliveira, Andréia Francisco Afonso e Priscilla Lucia Cerqueira de Aragão.

Dinâmica da caixa: humanização do ensino de Química. Amanda Gomes de Almeida, Roberta Ianca Pereira de Souza, Igor de Barros Tavares, Monique Ovídio Mendes, Ingrid Maria Vidal Dinelli e Andréia Francisco Afonso.

 14-15h: RODA DE CONVERSA 3 (Sala 2.40)

Plantas Medicinais – Temática para o desenvolvimento de atividades diferenciadas nas aulas de Ciências  no Ensino Fundamental. Leticia S. Freitas, Mylena R. G. A. Silva, Ana Maria do Carmo, Antônio C. Sant’Ana e Andréia F. Afonso.

Sabão Artesanal: um saber popular possível de ser abordado no Ensino Médio. Juliana Vicini Florentino, Rafaela de Souza Martins e Rita de Cássia Reis.

A Química do Queijo Minas artesanal: uma paixão mineira. Nathália Magalhães Paixão Rosa e Taimara Polidoro Ferreira.

  13-14h: RODA DE CONVERSA 4 (Sala 2.40A)

Programa institucional de bolsas de iniciação à docência: os desafios em duas escolas públicas de Juiz de Fora. Monique Ovídio Mendes, Amanda Gomes de Almeida, Ingrid Maria Vidal Dinelli, Graciane Cristina de Brito, Ana Carolina Araújo da Silva e Gisele Lima Reis.

Programa Residência Pedagógica: possibilitando a vivência de ricas experiências no Ensino Médio para futuros professores da área de Ciências Naturais. Isabela Oliveira Batista, Lutécia Rigueira Medina e Aparecida de Fatima Andrade da Silva.

Doping: uma análise interdisciplinar sobre seus efeitos nas competições esportivas. Tereza I. R. Souza, Leda M. M. V. Coimbra, Luiz A. Oliveira Jr., Ezequiel C. S. Cruz, Matheus M. Guedes, Júlio M. B. Cremonesi, Débora B. S. Pereira e Arthur F. e Silva.

13-15h: RODA DE CONVERSA 5 (Sala 2.39)

Proposta de um jogo didático para conscientização e prevenção ao tabagismo no ensino de química orgânica. Paulo Augusto Valadares.

Drogas: um conteúdo para a química e para a vida. Lethycia Lopes Pereira. NÃO COMPARECEU.

Estudo de caso como estratégia de reflexão para mudança de hábitos na alimentação. Aline Lacerda, Marcela Sales, André Henrique Neres, Ana Maria do Carmo, Antônio C. Sant’Ana e Andréia F. Afonso.

Júri simulado: uma proposta para o ensino de química. Marcelo Henrique Reis Carvalho, Fernanda Teles de Castro, Julia Roberta Ribeiro Moreira, Sheyla Maria Pereira e Maria Fernanda Campos Mendonça.

 14-15h: RODA DE CONVERSA 6 (Sala 2.42)

De onde vem à chuva? Descobrindo através da experimentação. Bárbara Aline Reis Manoel e Jessica Ferreira de Oliveira

A experimentação nas aulas de Química: um estudo da concentração das soluções. Raylla Santos Oliveira, Raphaela Cristina Cancela, Graciane Cristina de Brito, Rafaela Teixeira Brasiliano, Daniel Pilon, Gisele Lima Reis e Ana Carolina Araújo da Silva.

O Estudo do Equilíbrio Químico: Uma Proposta de Desafio para Estudantes do 3˚ do Ensino Médio. Ingrid Maria Vidal Dinelli, Amanda Gomes de Almeida, Graciane Cistina de Brito, Monique Ovídio Mendes, Gisele Lima Reis e Ana Carolina Araújo da Silva.

 

15-16h: Café com Sarau.

Local: Quadra ao lado do campo de futebol do campus Dom Bosco

 

15h30: Lançamento e divulgação de livros.

Local: tenda situada no pátio do prédio central do campus Dom Bosco.

Livros:

Pessoas com deficiência no ensino superior: desafios e possibilidades (Organização: Gerson de Souza Mól e Douglas Christian Ferrari de Melo),

O Ensino de ciências na escola inclusiva (Organização: Gerson de Souza Mól).

 

16-18h: Minicursos e Oficinas.

Local: Pavilhão de Aulas (PVA) e blocos A e B do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), no campus Dom Bosco.

As transformações de energia no corpo humano: uma perspectiva de ensino integrado entre física, química e biologia – Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza/UFOP e PG. José Luiz Santana Júnior/UFOP (PVA, salas 1.15 e 1.16).

Atividades Investigativas nas Aulas de Química com um enfoque CTS – Profa. Dra. Nilma Soares da Silva/UFMG e Prof. Dr. Célio da Silveira Júnior/UFMG (PVA, salas 1.18 e 1.19).

Audiodescrição didático pedagógica: recurso de tradução para estudantes com deficiência visual e déficit de atenção – Profa. Esp. Silvia Janaina de Oliveira Pimentel/ Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amazonas (PVA, sala 2.00).

Como esverdear sua aula: a metodologia da Estrela Verde – Profa. Andrea Horta Machado e Profa. Nivia Regina Vitalino de Melo/UFMG (DCNAT, bloco B, sala B214).

Construindo “moléculas” utilizando materiais simples e divertidos – Profa. Dra. Anelise Maria Regiani/UFSC (DCNAT, bloco A, sala 306).

Educação Ambiental e a escola: reflexões e práticas na formação de professores de Química – Profa. Dra. Elaine Angelina Colagrande/UNIFAL (PVA, sala 2.01).

Explorando a Classificação Periódica dos Elementos – Prof. Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa e Profa. Mayana Ferreira da Cunha/UFTM (PVA, sala 1.13).

O Braille, a audiodescrição e a produção de material adaptado para deficientes visuais – Profa. Ma. Luciana Caixeta Barboza/UFTM (PVA, sala 2.05).

Produção de material didático inclusivo – Prof. Dr. Gerson de Souza Mol/UnB (PVA, sala 1.22).

Terminologias em Libras na área da Química/Ciências e as possibilidades para favorecer a inclusão dos surdos em sala de aula – Prof. Dr. Vinícius Catão de Assis Souza (UFV) (PVA, salas 1.02 e 1.03).

 

19-20h: Palestra “Leitura e escrita como atividades humanizadoras na Educação Química”, Dra. Cristhiane Carneiro Cunha Flôr (UFJF) e encerramento do QuiEncontro.

Local: Anfiteatro ao lado da biblioteca do campus Dom Bosco.

 

Se você, professor/a, também tiver interesse em participar do VSMEQ, acesse vsmeq.ufsj.edu.br para maiores informações.