LIVRO DIGITAL DE RESUMOS DO V SMEQ E DO IV QUIENCONTRO_VERSÃO PRELIMINAR

ANEXO_FOTOGRAFIAS DO V SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA e do IV QuiEncontro

ARQUIVO DIGITAL DE TRABALHOS DO V SMEQ POR ÁREAS TEMÁTICAS

ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

 A abordagem da temática “afetividade” na revista “Ciência e Educação”: uma análise bibliográfica das edições de 2008 a 2018.

Taíris A. Silva1(IC); Robson M. Novais2(PQ) e-mail: tairis.aps@gmail.com.

1,2Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave: Afetividade, emoções, ensino de Ciências, levantamento bibliográfico.

 

Mapas conceituais: um levantamento nas atas do ENEQ e ENPEC

Elenize de F. B. Pelegrini (PG), Keila B. Kiill (PQ), Elaine A. Colagrande (PQ), e-mail:elenizebpquimica@gmail.com

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Palavras-chave: ensino de ciências, ensino de Química, Mapa Conceitual.

 

Tendências das pesquisas relacionadas ao ensino de Química Orgânica – uma análise dos trabalhos publicados no ENEQ 2008 a 2016

Guilherme Augusto Paixão (EG), José Gonçalves Teixeira Júnior (PQ) e-mail: guiaugustopaixao@gmail.com

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave: Química Orgânica, ENEQ, análise documental.

 

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

A relação com o saber e o aprendizado da química na perspectiva de estudantes do ensino médio da cidade de Viçosa-MG

José G. Thomaz1 (IC); Rita de C. de A. Braúna2(PQ); Aparecida de Fátima Andrade da Silva3(PQ) e-mail: thomazjgt@gmail.com

1,2,3Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave: relação com o saber, ensino e aprendizagem de Química, estudantes do Ensino Médio

 

Análise da abordagem dos níveis do conhecimento químico em um processo seletivo de curso técnico

Débora R. S. Pereira (EG), Lilian B. Brasileiro (PQ) email: lilian@coltec.ufmg.br

Colégio Técnico (COLTEC) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Ensino de química, processo seletivo, níveis de compreensão do conhecimento químico.

 

Análise dos níveis cognitivos manifestados por estudantes do Ensino Médio em uma estratégia avaliativa em Química.

Marcela A. de Paula (PG), Stefanni C. Silva (PG), Francyene S. Portela (ID), Paulo R. da Silva (PQ)

mpaula.quimica@gmail.com

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave: avaliação formativa, níveis cognitivos, energia.

 

As interações intermoleculares nos itens do ENEM de 2012 a 2018

Andréia Francisco Afonso1 (PQ), Márcia Maria P. Coelho1 (PG)

andreia.afonso@ufjf.edu.br

1Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave: Interações intermoleculares, ENEM, Química

 

Incidência de artigos relacionados à temática da avaliação nas publicações da revista Ciência e Educação

Vanessa M. Santos1 (IC), Robson M. Novais2 (PQ)

vanessa.matos@ufabc.edu.br
1,2Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave: avaliação, avaliação da aprendizagem, ensino de Ciências, levantamento bibliográfico.

 

Pré-teste e pós-teste como avaliação no ensino de química no contexto do PIBID.
Isabela Vieira da Silva1,2(PG); Isabela Christo Gatti1,2(PG); Andréia Francisco Afonso1,2 (PQ)

e-mail: isabelavdsilva@gmail.com

1Universidade Federal de Juiz de Fora; 2Grupo de Estudos em Educação Química – GEEDUQ

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem, PIBID, pré-teste, pós-teste, química, docência.

 

DIVERSIDADE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

A educação no sistema prisional: concepções de licenciandos em química

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo(PQ)*1, Diego Soares de Freitas (IC)1

e-mail: jeniffer.toledo@gmail.com

Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave: sistema prisional, educação, licenciatura

 

Compromisso Social, Construção de Valores e a Superação do Trote Acadêmico

Ana Karolina A. C. Leal (EG), Henrique C. Freitas (EG), Kátia F. Quirino (EG), Ronier S. Souza (EG), Victória E. F. Ferreira (EG), Yuri F. Callegaris (EG), Ana Cecília O. Silva (PQ), Bruno A. Meireles (PQ), Armando C. Branco Jr. (PQ), James Rogado (PQ).

e-mail: james.rogado@uftm.edu.br

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Campus Universitário de Iturama (UFTM/ITU)

Palavras-chave: trote, valores sociais, preconceito.

 

Ensino interdisciplinar de Ciências: assumindo o crespo e os cachos como ato de empoderamento feminino

Rosana L. Gerpe¹ (PG); Angela S. Rocha² (PQ); Priscila Tamiasso-Martinhon¹ ³ (PQ); Célia Sousa³ (PQ); Jussara L. Miranda¹ (PQ)

rosanagerpe@gmail.com;angela.sanches.rocha@gmail.com;pris-martinhon@hotmail.com; sousa@iq.ufrj.br; jussara@iq.ufrj.br

¹PEQui (UFRJ); ²PPGQ (UERJ); ³ProfQui (UFRJ)

Palavras-chave: Empoderamento Feminino; Ensino de Ciências; Química do Cabelo;Contextualização; Tema Gerador.

 

Levantamento dos trabalhos apresentados no Evento de Educação em Química (EVEQ) de 2013 a 2018 e que abordam a inclusão de deficientes visuais

Luciana Caixeta Barboza1 (PQ) e-mail: luciana@ensinodeciencias.com

1Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus Uberaba/MG

Palavras-chave: Inclusão, deficiência visual, EVEQ.

 

Mapeamento da educação inclusiva na região do Campo das Vertentes: O papel do professor de química no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades especiais

Anna Paula Santos (EG), Leticia Batista Clarindo da Silva (EG), Matheus Henrique Trindade Nogueira (EG), Nayza F. Santos (EG)

e-mail: annaapsantoos@gmail.com; lbclarindo@gmail.com; matheushenriquenogueira@hotmail.com

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Palavras-chave: educação inclusiva, processos de aprendizagem, ensino de química

 

Olhares antropológicos sobre o modo de produção de alimentos dos Guarani: estabelecendo diálogos entre a química e os conhecimentos indígenas.

Ana Paula Gorri  (PG), Edilon Frasson (PG), Anelise Maria Regiani (PQ)

 e-mail: apgorri1@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave: Formação de professores de química, conhecimentos indígenas, antropologia.

 

Reflexões sobre a representatividade feminina na ciência com base em textos sobre literatura gótica feminina do século XIX

Janaiara A. Cunha (EG)1, Priscila Tamiasso-Martinhon (PQ)1, Angela Sanches Rocha (PQ)2, Célia Sousa (PQ)1

e-mail: pris-martinhon@hotmail.com

1Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave: Literatura gótica, Mulher, Ciência, Século XIX.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A abordagem temática sobre o consumo de água: alfabetização científica e letramento para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Juliana Lopes de Almeida1,2 (PB/PG), José Gonçalves Teixeira Júnior2 (PQ)

e-mail: goncalves@ufu.br

1 E. E. Madre Maria Blandina; 2 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, UFU

Palavras-chave: Educação Ambiental, abordagem temática, Educação de Jovens e Adultos, ensino de Química.

 

Estudo de Pilhas e Baterias no Ensino Médio para além da Química: em busca de uma abordagem interdisciplinar

Stefanni C. Silva1 (PG), Marcela Ap. de Paula1 (PG),Francyene P. 1 (ID) e Paulo R.da Silva1 (PQ)

stefannicristine0@gmail.com,

1Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, CTSA, Teatro.

 

Perspectivas dos licenciandos em Química em relação à Educação Ambiental durante o processo de formação inicial

Wbiratan Cesar Macedo de Oliveira (PG), Andréia Francisco Afonso (PQ)

e-mail: wbiratancesar@gmail.com ; andreia.afonso@ufjf.edu.br

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Palavras-chave: Formação inicial – Licenciatura em Química – Educação Ambiental

 

Práticas Formativas Interdisciplinares de Educação Ambiental no Parque Estadual do Sumidouro/MG

Marcos V. Ribeiro1 (PG)

e-mail: mvribeiro@ymail.com

1Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Especialização em Educação em Ciências

Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha – Belo Horizonte/MG – CEP: 31270-901

Palavras-Chave: educação ambiental, interdisciplinaridade, grutas cársticas

 

EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Análise das interações com as postagens sobre radioatividade na página “Mundo da Química” no facebook

Pedro Henrique B. da Silva (EG)¹, Paulo E. da Silva Gomes (EG)¹, Lucas Pereira Gandra (PG)²
e-mail: pedru.henrique@outlook.pt
¹Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ²Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave: redes sociais, ensino de química, tecnologia da informação e comunicação.

 

Contribuições do Quimidex na formação de professores de química para a valorização das culturas dos povos indígenas

Carlos H. de C. Barros (EG); Gabriela S. Fermiano (EG); Joice Hinkel (EG); William C. dos Passos (EG); Edilon F. da Rosa (PG), Anelise M. Regiani (PQ) e-mail: amregiani@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave: formação de professores, conhecimento tradicional indígena, espaço não-formal, quimidex.

 

Identificação de atividades educativas em museus virtuais de ciências

Ricardo R. A. Santos (EM), Lilian B. Brasileiro (PQ) email: lilian@coltec.ufmg.br

Colégio Técnico (COLTEC) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Museu virtual de ciências, divulgação científica, ensino-aprendizagem, educação não-formal

 

Projeto Química & Alimentos: Ensinando e Aprendendo Química por meio dos alimentos.

Alana Alves Rodrigues1 (PG) Matheus Valentin Maia1 (PG)
e-mail: alana.rodrigues@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)1

Palavras-chave: ensino de química, alimentos, nutrição, espaços não-formais de ensino, museus, contextualização.

 

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Análise de Atividades Investigativas em Livros Didáticos: Um olhar para os tipos de roteiros experimentais

Jéssica Othoni 1 (IC); Ana Carolina Araújo da Silva 2 (PQ)

othonij@gmail.com ; anacarolina.silva@ufjf.edu.br

1 e 2 Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: Análise de Livro Didático, Atividades investigativas, Tipos de roteiro, Ensino por Investigação.

 

Análise e desenvolvimento de roteiros experimentais para uma disciplina de Química Geral

Francislainy Natália da Silva (PG), Thaíssa Leonel Oliveira (EG), Rita de Cássia Suart (PQ), Josefina Aparecida de Souza (PQ)

e-mail: francislainysilva@gmail.com.br

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave: Experimentação, Ensino por Investigação, Ensino de Química.

 

O ensino médio em experimentos: uma proposta de alfabetização científica

Luiz P. Chinelatto (EG), Victor L. A. Silva (EG), Willian F. Reis (EG), Leonardo A. Rocha (PQ) e-mail: leonardo.rocha@uemg.br

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave: experimentação, base nacional comum curricular, alfabetização científica.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A construção e aplicação de uma atividade investigativa no PIBID Química: relato de uma experiência Gabriela C. Paiva¹ (EG); Marina G. V. Fonseca¹ (EG); Mateus H. S. Lopes¹ (EG); Wu S. Wan (PB); Roberta G. Corrêa¹ (PQ); Ana Luiza de Quadros1 (PQ)

marinagvf123@gmail.com

¹ Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: PIBID, atividade investigativa, formação de professores

 

A licenciatura em Química da UFMG: perspectivas dos estudantes sobre o curso e formação de professores

Daniel M. de Faria (PG), danielufmg@yahoo.com.br

Nilma S. da Silva (PQ) nilmafaeufmgs@gmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: formação inicial de professores de Química, perspectivas dos estudantes

 

Análise das disciplinas de química ambiental nas licenciaturas em química das IED em Minas Gerais: interfaces das propostas dos cursos com a educação básica, a BNCC e a formação inicial de professores

Andreza de Faria Alves Cruz¹ (IC); Mateus José dos Santos² (PG); Vinícius Catão³ (PQ)

e-mail: andrezafalvesc@gmail.com

¹Univiçosa; ²,3Universidade Federal de Viçosa.

Palavras-chave: Instituições Federais de Ensino Superior, Química Ambiental, Formação de Professores, BNCC.

 

Análise dos Níveis de Investigação de uma sequência de ensino desenvolvidos por uma licencianda em Química: em foco o plano de aula e a aula.

Raniele Aparecida da Silva1 (PG), Isadora Mota Oliveira2 (IC), Rita de Cássia Suart2(PQ)

ranieleaparecidasilva@gmail.com

1Universidade  de São Paulo, 2Universidade Federal de Lavras.

Palavras chaves: plano de aula, reflexão, ensino por investigação.

 

Aprendizagem da docência: contribuições do subprojeto Química na formação inicial dos bolsistas. 

Amanda G. Almeida (ID), Camila Delfino (ID), Igor Tavares (ID), Ingrid Dinelli (ID), Monique Mendes (ID), Andréia F. Afonso (PQ) e-mail: amandajf321@gmail.com

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: Pibid, Subprojeto Química, Formação inicial de professores.

 

Articulando o pensamento crítico-reflexivo e as ações colaborativas em aulas de Ciências do 8ª ano a partir do trabalho com as fake news

Mateus José dos Santos (PG), Vinícius Catão (PQ)

e-mail: mateusard162@gmail.com

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chaves: Fake News, Pensamento Crítico, Ambiente colaborativo, Ensino de Ciências/Química.

 

As contribuições do Estágio Docência na formação docente dos pós-graduandos em Química

Driele Carla S. Mota (IC), Victor G. L. Ferraz (PG), José Guilherme S. Lopes (PQ)

e-mail: driele.carla@ice.ufjf.br

Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: Estágio Docente, formação de professores, docência no Ensino Superior.

 

A realidade escolar e seus impactos na formação inicial de professores: uma experiência do PIBID.

Karla M. dos S. Gonçalves (EG), Letícia da S. dos Anjos (EG), Clara A. Resende (EG), Franciane C. Toledo Duarte (PB), Roberta G. Corrêa (PQ), Ana Luiza de Quadros (PQ)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Ensino de Química, PIBID, Contexto Escolar.

 

Avaliação de processos de formação a partir da influência de Metodologias Ativas em curso de licenciatura em Química

Carla Sardinha de Oliveira 1 (EG); Dalila Sartori Scaramussa 1 (EG); Marcos Vogel 1 (PQ)

marcos.vogel@ufes.br

1 Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave: formação de professores, aprendizagem, metodologia ativa.

 

Características e condições para o desenvolvimento do professor inovador

Fabio Z. Ferraz (IC), Aparecida de Fátima A. da Silva (PQ) e-mail: aparecida.silva@ufv.br

Departamento de Química – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: educação empreendedora, professor inovador, formação docente, ensino de ciências

 

Colégio Pedro II como polo de formação continuada para professores de Química do estado do Rio de Janeiro

Mauro B. França (PQ), Carlos da Silva Lopes (PQ), Marcos Guedes (PQ), Edson de A. F. Oliveira (PQ)

 e-mail: mbragafranca@yahoo.com.br

Colégio Pedro II (CP2)

Palavras-chave: formação continuada, professores, ensino de Química.

 

Formação de Professores de Ciências Naturais para Atuação na Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Abordagem CTSA

Gabriela P. Oliveira1 (PG), Analise Da Silva1 (PQ) e-mail: gabrieladequiufop@yahoo.com.br

1 Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-Chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade; Meio Ambiente (CTSA). Educação de Jovens e Adultos (EJA); Sequência Didática (SD); Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências Naturais.

 

Impactos na redução de bolsas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para os licenciandos em química – IF Baiano campus Guanambi

Apoliane C. Nogueira1(EG); Laurieny S. F. dos Reis.2(EG); Priscila L. Fernandes3(EG); Alenice F. Cruz4(PQ).

E-mail: alenice.cruz@guanambi.ifbaiano.edu.br

Palavras-chave: Pibid, redução de bolsas, iniciação a docência.

 

Licenciandos indígenas visitam um aterro sanitário: pra quê isso?

Célio da Silveira Júnior (PQ), Juarez Melgaço Valadares (PQ) e-mail: celio@fae.ufmg.br

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Licenciatura Indígena, Ciências da Vida e da Natureza, Lixo.

 

Narrativas autobiográficas como instrumentos de formação inicial de professores de Química a partir do PIBID

Hedylady S. Machado1 (PG); Marcos Vogel1 (PQ); Audrei Juliana Z. Vogel1 (PB); Maria Aparecida de Carvalho1 (PQ)

hedyladysantiago@gmail.com

1Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras chave: Formação inicial docente, PIBID-QUÍMICA, Narrativas autobiográficas.

 

O conhecimento químico na Licenciatura em Ciências Biológicas – em busca de uma formação integradora

Pedro A . A Macedo (IC)1; Rita de C. Reis (PQ)1 e-mail: pedroamacedojf@gmail.com

Faculdade de Educação, Núcleo de Educação Ciência, Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-Chave: Conhecimento químico, formação de professores, Licenciatura em Ciências Biológicas

 

O conteúdo de transformações dos materiais na perspectiva investigativa em avaliações elaboradas por professores dos anos iniciais

Bárbara M. R. Ferreira (PG)1, Nilma S. da Silva (PQ)2  e-mail: nilmafaeufmg@gmail.com

1Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); 2Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Formação de professores, avaliação, ensino por investigação, transformações dos materiais, anos iniciais.

 

O contexto escolar do Ensino Médio de uma escola estadual da zona da mata mineira pelo olhar de um residente pedagógico 

Aparecida de Fatima Andrade da Silva (PQ), Wellington Junio S. Carlos (RP), Gustavo R. P. Pereira (RP), Mara S. Rodrigues (RP). e-mail: wellington.carlos@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: Residência Pedagógica, ambientação, observações, professor, escola.

 

O Estudo de Caso como Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Formação Inicial de Professores

Jaime Murilo S. V. P. Santana1 (IC); Clara A. Resende1 (EG); Roberta G. Corrêa1 (PQ) e-mail: jaimemurilosvps@gmail.com

1Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Estudo de caso, material didático, formação inicial de professores.

“O que é ser professor de química frente à crise democrática?”: uma roda de conversa com licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ – Duque de Caxias)

Monique Gonçalves1 (PQ), Mauro Braga França2 (PQ), Stephany P. Heidelmann3 (PQ), Gabriela Salomão A. Pinho3 (PQ).

e-mail: professoramoniquegoncalves@gmail.com, mbragafranca@yahoo.com.br, stephanypheidelmann@gmail.com,gabriela.pinho@ifrj.edu.br

1Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), 2Colégio Pedro II (CP2), 3Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Palavras-chave: Licenciatura em Química, crise democrática, ensino de Química.

 

Os Espaços e os Estudantes de uma escola pública no município de Belo Horizonte: relato do PIBID Química

Ana Flávia B. Paixão Santos (EG) 1, Arthur Del Rio Abreu Rosa 1 (EG), Ellen Catharina P. Siqueira 1 (EG), Fábio Danillo Alves de Oliveira 1 (EG), Guilherme Barbosa de Souza 1 (EG), Jesus Colen 1 (PB), Roberta Guimarães Corrêa 1 (PQ), Ana Luiza de Quadros 1 (PQ)

e-mail: ellenponciano@gmail.com

1 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Estudo da realidade, Pibid, Ensino de Química.

 

Perfil do aluno ingressante e em curso no curso de Licenciatura em Química do IFRJ-campus Duque de Caxias (RJ)

Larissa F. Pereira1 (IC), Rychard M. Oliveira1 (IC), Stephany P. Heidelmann1 (PQ), Maria Celiana P. Lima1(PQ)

e-mail: larissafpereira24@gmail.com

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Duque de Caxias (IFRJ)

Palavras-chave: formação de professores, trajetória formativa, evasão, permanência, êxito

 

Ressignificando o PIBID de Química: Análise e Contribuições de uma Atividade de Reconhecimento Escolar

Francyene S. Portela1 (IC), Rita de Cássia Suart1 (PQ), Josefina Aparecida de Souza1 (PQ)

francys_portela@hotmail.com

1Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave: Formação  Inicial, reconhecimento escolar, ensino de Química.

 

Tecendo relações entre os saberes docentes e a Educação Química a partir da análise dos anais do ENEQ (2008-2018)

Mateus José dos Santos (PG), Samira Bahia e Castro (PG), Alvanize Valente F. Ferenc (PQ), Vinícius Catão (PQ)

e-mail: mateusard162@gmail.com

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: Saberes Docentes, Ensino de Química, ENEQ.

 

Tutoria de Eletroquímica: um espaço formativo para futuros professores de Química.

Alan Cláudio V. Guimarães (PG); José Guilherme S. Lopes (PQ)

alanvguima@hotmail.com

Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: tutoria, eletroquímica, mapa conceitual, formação de professores, ensino de química.

 

Uma revisão de literatura em periódicos sobre o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Química

Ana Caroline Ferrari (EG)1, Fernanda Luiza Faria (PQ)1 e Ingrid Nunes Derossi (PQ)2 e-mail: ferrari.anacaroline@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina1 (UFSC), Universidade Federal do Triângulo Mineiro2 (UFTM)

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Química, Revisão de Literatura.

 

HISTÓRIA DA QUÍMICA

 O papel da mulher na História da Química: um estudo sobre as visões de estudantes do curso de Química da UFSJ.

Fernanda L. S. Joaquim1 (EG), Robson M. Novais2 (PQ) e-mail: fernandasousaj@yahoo.com.br

1Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); 2Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave: mulheres na ciência, histórica da Química, desigualdade de gênero.

 

Polaridade, eletricidade e magnetismo, uma revolução conceitual: o caso Michael Faraday entre 1845 e 1857.

João B. A. dos Reis (PQ)1, Ivoni Freitas-Reis (PQ)2, jreisfisica@gmail.com

1 Centro Universitário de Caratinga – UNEC, 2 Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Palavras-chave: Divulgação Científica, Interdisciplinaridade, Ensino de Física. História da Ciência e Ensino.

 

Utilização do diagrama heurístico para uma nova abordagem no ensino de História da Química

Matheus Valentin Maia1 (PG), Alana Alves Rodrigues1 (PG), Laura Itzel Mora Barrera2, Eduardo Madrigal Lagunas2


e-mail:
matheus.maia@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)1; Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)2

Palavras-chave: História da Química, ensino de Química, diagrama heurístico, primeira revolução química.

 

LETRAMENTO E LINGUAGEM CIENTÍFICA

A importância das Equações Químicas na Química de Soluções: uma análise de equações químicas em um livro do ensino superior

Danilo Aniceto¹(EG),  Renata Pereira Lopes Moreira¹(PQ), André Fernando de Oliveira¹(PQ)

e-mail: danilo.aniceto@ufv.br

1Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:  Química de Soluções, Ensino de Química Analítica, Linguagem Química

 

O Desenvolvimento da Alfabetização Científica por meio de Leituras no Ensino de Química na disciplina de Química Geral  da Universidade Federal de Viçosa

Mariana M. Lage (EG), Thifany de Oliveira F. Lopes (EG), Aparecida de Fátima Andrade da Silva (PQ)  

e-mail: aparecida.silva@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: Leitura em Química, Ensino de Química, Química Geral

 

Um olhar semiótico para as variações dos sinais, em Libras, existentes para o conceito químico “átomo”

Kevin L. Pereira (PG)1*, Jomara M. Fernandes (PG)¹, Ivoní Freitas Reis (PQ)¹

 e-mail: kevinlquimica@gmail.com

1Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: semiótica, química, inclusão, surdos, átomo, sinais, glossários.

 

Uma análise Semiótica peirceana no contexto de um episódio de aula de Química Orgânica no Ensino Superior

Dirlene Lima Valadão¹(PG),  Waldmir N. de Araujo Neto²(PQ), José Guilherme S. Lopes¹(PQ)

dirlenevaladao@hotmail.com

1Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave: Teoria Geral dos Signos, Semiose, Ensino e aprendizagem.

 

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

A Química dos Cosméticos: uma Sequência Didática para o estudo de funções orgânicas oxigenadas

Diana S. Cardoso (EG), Lourainy Bianca F. Felício (EG), Aparecida de Fátima Andrade da Silva (PQ)

diana.cardoso@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: Sequência Didática, Ensino de Química, contextualização.

 

Histórias em Quadrinhos e Estudos de Caso no ensino da Química

Beatriz S. Elizeu Caetano (IC)(EG)¹, Roberta Guimarães Corrêa² (PQ) e-mail: beatrizselizeu@gmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

¹Modalidade Licenciatura ²Professora Adjunta do Departamento de Química da UFMG

Palavras-chave: História em quadrinhos, Estudo de caso, Ensino de Química.

 

Mineropólio: um jogo para favorecer discussões CTS sobre a mineração do Brasil no ensino de química

Fernanda Luiza Faria1, Eduarda Giese1 e-mail: fernanda.faria@ufsc.br

 1Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau

Palavras-chave: Jogo didático, Abordagem CTS, Mineração, Ensino Médio de Química.

 

“P4Tree”:  o uso de um vídeo de divulgação científica no ensino de Química

Rúbia Lúcia Pereira (PG), Alfredo Luis Mateus (PQ), Andréa Horta Machado (PQ)  almateus@gmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: divulgação científica, Química Verde, ensino de Química.

 

Planck Time: um jogo da memória aplicado em uma turma de Fundamentos de Química Quântica do IQ-UFRJ

Anderson R. Ramos 1,2,3 (PB, PG), Célia Sousa 1,3 (PQ), Priscila T. Martinhon 1,2, 3 (PQ)

rdgs.anderson@gmail.com, sousa@iq.ufrj.br, pris-martinhon@hotmail.com

1 Programa de Pós Graduação em Ensino de Química (PEQui), 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Palavras-chave: jogo da memória, material didático, ensino superior.

 

Produção de material didático inclusivo para o ensino dos estados de agregação da matéria

Matheus Valentin Maia1 (PG), Alana Alves Rodrigues1 (PG)
e-mail:
matheus.maia@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)1
Palavras-chave: Ensino de química, materiais didáticos, inclusão, estados físicos da matéria, modelos.

 

Proposta de um jogo didático inclusivo para favorecer o ensino de Tabela Periódica aos estudantes com deficiência visual

Nayza Martins C. Ramos (IC), Núbia Carla B. do Carmo (IC), Mateus José dos Santos (PG), Vinícius Catão (PQ)

e-mail: nayzamartins@gmail.com

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-Chave: Tabela Periódica, Inclusão, Jogos no ensino de Química, Deficiência visual.

 

Releitura e reorganização do jogo “Baralho atômico” visando o aprimoramento do material didático para o ensino de Química.

Bianca M. Gama1 (EG); Andréa Aparecida R. Alves2 (PQ) email: aaralves@id.uff.br 1Universidade Federal Fluminense; 2Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave: Material didático, Jogo educativo, Ensino de Química.

 

War – Batalha dos Elementos: Uma proposta de um jogo didático para o Ensino de Química.

Gabriel E C Pereira (EG)

email: Gabriel_ecp03@yahoo.com.br

Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, ensino de química, PIBID.

 

QUÍMICA & SOCIEDADE

A camisinha como temática para proporcionar uma aproximação entre ciência e sociedade em sala de aula:  um relato de experiência

Ayeska Monielly Silva (IC), Guilherme Augusto Paixão (IC), José Gonçalves Teixeira Júnior (PQ)

e-mail: ayeskasilva@hotmail.com

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave: camisinha, divulgação, CTS

 

A química orgânica contextualizada e revisitada por meio da Operação Carne Fraca

Luciana Nami Kadooca (PG), Célio da Silveira Júnior (PQ)

e-mail: lkadooca@gmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Adulteração de alimentos, contextualização, funções orgânicas.

 

Como a química age no processo de produção de bolos?

Douglas M. de Melo1(EG), Julio M. B. Cremonesi1(EG), Maria V. G. Costa1(EG). e-mail: juliombcremonesi@gmail.com
1Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave: Bolo; química; saberes populares; saber científico, multiscience, community Science.

 

Como estudantes do Ensino Médio entendem a produção orgânica?

Mariana Gonçalves Dias (IC)*1, Giovana França Carneiro Fernandes (IC)1, Ana Luiza de Quadros (PQ)1. *marianagoncalves1@live.com

1Departamento de Química/ICEx/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: concepções alternativas, produção orgânica, ensino de Química.

 

Discutindo a química dos cabelos por meio de abordagens contextuais que articulam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Demerson Soares Mariano¹ (IC); Aparecida de Fátima Andrade da Silva² (PQ); Vinícius Catão³ (PQ)

e-mail: demerson.mariano@ufv.br
1, ², 3 Departamento de Química, Universidade Federal de Viçosa.

Palavras-chave: Química do cabelo, Contextualização, Ensino de Química, Abordagem CTS.

 

Ésteres presentes nos alimentos: estudo de caso do uso desta temática no ensino de Química.

Adriana Tavares dos Santos (PG)1; Priscila Tamiasso-Martinhon (PQ)1; Angela Sanches Rocha (PQ)2; Célia Sousa (PQ)1

1Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 2Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

e-mail:drivares@yahoo.com.br

Palavras-chave: Flavorizantes, Interdisciplinaridade, Ensino de química

  

Método de Tomada de Decisão baseado no tema Os Impactos da atividade mineradora no Brasil.

Alana Alves Rodrigues1 (PG) Matheus Valentin Maia1 (PG)
e-mail: alana.rodrigues@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)1

Palavras-chave: Mineração, método de tomada de decisão, química e sociedade, transdisciplinaridade, ensino de química.

 

O “Picolé do Amado” como contexto local para ensinar química nas escolas de São João Del Rei

Mariana N. Silva (EG), Luiz Guilherme A. de Carvalho (PG), Daiane H. S. Reis (PG), Regiamara R. Almeida (PG), Paulo C. Pinheiro (PQ)

e-mail: pcpin@ufsj.edu.br

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave: Picolé do Amado, cultura local, ensino de Química.

 

­­­­­­­­­­­­­­O Desenvolvimento da argumentação por graduandos a partir da resolução de Estudo de Casos durante a disciplina de Química Geral da Universidade Federal de Viçosa

Gessica do C. Dias1  (IC); Natiele A. Leal1 (IC) Aparecida de Fátima A. da Silva1 (PQ)

e-mail: gessica.dias@ufv.br

1Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave: Ensino de Química; Argumentação; Estudo de Casos.

 

O “hidromel do Ruan”: uma investigação dos saberes e sua linguagem hibridizada para aulas de Química no ensino médio.

Camilla Fonseca Silva (PG), Paulo C. Pinheiro (PQ)

e-mail: pcpin@ufsj.edu.br

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave: hidromel, narrativa híbrida, ciência, comunidade.

 

“Ovelha negra”: investigação da produção de Cerveja Artesanal em São João del Rei e de sua aplicação no ensino de Química.  

Anny T. M. da Silva (EG), Leila S. Teixeira (EG), Tereza I.R. de Souza (EG), Paulo C. Pinheiro (PQ)

e-mail: pcpin@ufsj.edu.br

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave: Cerveja artesanal, cultura local, ensino de Química.

 

Projeto “Sabão Ecológico”- Um método educacional para reciclagem do óleo de cozinha no IFSMG, Campus São João del-Rei.

Ana Cláudia dos Santos (PG)¹, Raíra da Cunha (PG)¹, Viviane Vasques da Silva Guilarduci (PQ)², Paulo César Pinheiro (PQ)¹

e-mail: anaclaudia.ufsj@gmail.com

¹Universidade Federal de São João del-Rei;

 ²Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei

Palavras-chave: sabão ecológico, reciclagem, aspectos químicos.

 

RELATOS DE SALA DE AULA

A Cinética Química e a alimentação como um direito humano: Um relato de experiência.

Sarah F. Gomes1 (IC), Guilherme A. Paixão¹ (IC), Matheus V. Guimarães¹ (IC), Cleidiane A. Araújo¹ (IC), Roberto D. V. Oliveira¹ (PQ)
e-mail: sarah.fgomes@outlook.com
¹Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave: Direitos Humanos, cinética química, alimentação.

 

A experiência e o impacto das monitorias de Físico-Química no curso de Engenharia Química.

Andreza de Faria Alves Cruz¹(EG); Mateus Tomaz Neves²(PQ);

e-mail: andrezafalvesc@gmail.com
Univiçosa – Faculdade de Ciência e Tecnologia de Viçosa.

Palavras-chave: ensino superior, faculdade, monitoria, físico-química

 

A utilização da química forense como forma de incentivo ao aprendizado de química no ensino médio regular.

Chrystiaine Campos1 (EG); Maria Mendonça (PB)2; Marcelo Carvalho1 (EG), Bruna Gonçalves1 (EG)

e-mail: chrystiaine@hotmail.com

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IFSEMG), 2Escola Estadual Amílcar Savassi (EEAS).

Palavras-chave: química forense, contextualização, experimentação.

 

Análise das dificuldades apresentadas na compreensão do tema Estequiometria por uma turma da 2ª Série do E.M. de uma escola particular de Viçosa (MG).

Aline Aparecida Teixeira da Silva (PG), Vinícius Catão (PQ)

e-mail: alineapteixeiras@yahoo.com.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-Chave: Ensino e aprendizagem, Estequiometria, Ensino Médio.

 

Ensino de Química e a Agroecologia: O Estudo de Caso vivenciado por Licenciandos em Educação do Campo.

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira (PQ), Fernanda Maria Coutinho de Andrade (PQ) e-mail: cristiane.oliveira@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa- UFV

Palavras-chave: Ensino de Química, Educação do Campo, Agroecologia.

 

Introdução e Utilização de Temas Interdisciplinares no Ensino de Química a partir da Discussão e Resolução de uma Questão do ENEM.

Leandro Antonio de Oliveira1 (PG), Monique Santos1 (PG), Rosária Justi1 (PQ)

e-mail: leandroquiufmg@gmail.com

1Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Ensino de Química, Temas interdisciplinares, Ciclo do Nitrogênio.

 

Minicurso: saberes populares e científicos

Andressa Alice de Oliveira¹ (EG); Thainara dos Reis Magalhães¹ (EG); Maria Fernanda Campos Mendonça¹ (PG)

andressaoliveira97@yahoo.com.br

¹ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena

Palavras-chave: Popular. Científico. Ensino de Química

 

Modelos Mentais e a Educação Química no Ensino Fundamental II: percepções de estudantes do 9º Ano sobre átomos e moléculas

Mateus José dos Santos (PG), Niltom Vieira Júnior (PQ)

e-mail: mateusard162@gmail.com

Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Arcos

Palavras-chave: Modelos Mentais, Educação Química, Ensino e Aprendizagem.

 

O ensino de “Separação de Misturas” em contexto com a Greve dos Caminhoneiros, aplicado a discentes Surdos de Viçosa- MG.

Nathália B. Ferreira (EG)1*, Kevin L. Pereira (PG)2, Cristiane B. Valadares (PQ)3

e-mail: natybarrosf@hotmail.com

1Universidade Federal de Viçosa (UFV); 2Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); 3Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave: Química, surdos, contextualização, experimentação, educação inclusiva, projeto de extensão.

 

O uso da Tabela Periódica em dispositivo móvel: a praticidade de se utilizar tecnologia em sala de aula.

SOARES, Roseli Maria de Jesus(PQ); MATTOS, Renata Ramos Rocha De(PB); PREATO, Dânlei de Oliveira(PG); DRUZIAN, Queila Barbosa Alves(PQ).

e-mail: roseli.soares2486@gmail.com

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED

Palavras-chave: Tecnologia, ensino de Química, tabela periódica.

 

O uso de paródias no ensino dos Elementos Químicos: uma metodologia ativa na aprendizagem.

Cárita Dias Ramos Nascimento (PG) e-mail: caritadias13@gmail.com

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave: Metodologias ativas, Ensino de Química, Paródia, Elementos Químicos.

 

Oficina Temática: Soluções químicas em seu cotidiano.

Paulo H. M. Toledo (EG), Álvaro C. Barra (EG), Helder Souza (EG), William S. Martini (PG), Rita C. Reis (PQ)

e-mail: ptoledo@ice.ufjf.br

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave: Soluções, oficina, ensino de química.

 

Pintando também se aprende: a abordagem de conceitos científicos por meio da Arte e da perspectiva histórica.

Gabriella R. A. Ferreira ¹(EG); Richard B. Barbosa¹ (PG); Gustavo A. Andolpho¹ (EG); Paulo R. Silva¹ (PQ).

¹Universidade Federal de Lavras

 Palavras-chave: Espaços Não Formais, História da Ciência, Linha do Tempo, Stencil.

 

“Quimicartas”: uma abordagem lúdica no ensino de química orgânica

Fabiana de O. Maria1 (EG); Fernanda do A. Luna1 (EG); Rivael F. da Silveira1 (EG); Thainara dos R. Magalhães1 (EG); Rodrigo A. e Castro (PQ)

fabiana_oliveira0123@outlook.com

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Jogo didático.

 

Relato sobre a utilização da pesquisa pelos estudantes como estratégia para a promoção da autonomia e aprendizagem em Química.

Francyene S. Portela1(ID), Stefanni C. Silva1 (PG), Marcela Ap. de Paula1 (PG) e Paulo R. da Silva1 (PQ)

francys_portela@hotmail.com

1 Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave: metodologias ativas, pesquisa, ensino de Química.

 

Replanejamento de uma proposta de sequência didática para trabalhar a temática mineração em sala de aula.

 Bruna C. Souza1 (PG), Juarez M. Valadares2 (PQ)

e-mail: bruna.c.souza2017@gmail.com

1, 2 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave: Mineração, Impactos ambientais, Ensino de Ciências/Biologia.

 

Utilização de agrotóxicos e alternativas ao seu uso como tema transversal no ensino de Química.

Caio Marlon da Silva de Almeida (EG), Isabele Mello da Silva (EG), Viviane Silva Valladão (EG), Mariana M. Marques (PQ), Queli A. R. de Almeida (PQ)  e-mail: queli.passos@ifrj.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (IFRJ)

Palavras-chave: Agrotóxicos; Defensivos Agrícolas; soluções; ensino de química.

 

Utilização de um Bingo como ferramenta para a revisão de conteúdo em Química

Veronica de Melo Sacramento (PQ), Anne Caroline Oliveira Araújo (EG)

e-mail: veronica.sacramento.2014@gmail.com

Faculdades Prisma (FAP)

Palavras-chave: Jogo didático, motivação, aprendizagem.

 

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de Equilíbrio Químico: Um olhar sobre o ENEQ entre 2006 e 2016

Augusto Theodoro de Carvalho1 (PG); José Guilherme S. Lopes1 (PQ) e-mail: augusto.fotografo@yahoo.com.br

1 Grupo de Estudos em Educação em Química – GEEDUQ, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Pesquisa Bibliográfica, TIC no Ensino de Química, Equilíbrio Químico.